”Eu vim a este mundo, com uma determinação, vim com ordem Suprema, cumprir uma missão"Trecho de Salmo da Madrinha Chica

quinta-feira, 10 de junho de 2010

Audiências em Brasília discutem tentativa de proibição do uso da ayahuasca

Escrito por Bia Labate *
10-Jun-2010
 
Recentemente, o deputado Paes de Lira entrou com um Projeto de Decreto Legislativo para sustar a Resolução nº 1 do CONAD, de janeiro de 2010 (http://www.camara.gov.br/sileg/integras/756337.pdf). Essa Resolução é o mais importante documento que regulamenta o uso da ayahuasca no Brasil (http://www.bialabate.net/wp-content/uploads/2008/08/Resolução-Conad-_1_25_01_2010.pdf). Com linguagem militar, clima de pânico moral e citando uma bibliografia científica ultrapassada, e ainda com edição tendenciosa, o deputado parece querer voltar vinte e cinco anos no tempo, desprezando, sem cerimônia, todos os debates ocorridos no Brasil e no mundo sobre o tema.

Paes de Lira, oficial da polícia militar, é do PTC, mini-partido originário do PRN, do ex-presidente Collor, que elegeu o costureiro Clodovil, recentemente falecido, como deputado federal. Paes de Lira afirmou que sua iniciativa estava ligada à “matança de Osasco”, referindo-se ao caso do recente assassinato do cartunista e líder daimista Glauco Vilas Boas por um ex-membro da sua igreja (português: http://www1.folha.uol.com.br/folha/cotidiano/ult95u709924.shtml; inglês: http://www.erowid.org/chemicals/ayahuasca/ayahuasca_info14.shtml).
Continue lendo aqui

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários neste blog passam por nossa moderação, o que nos confere o direito de publicá-los ou não.

Os textos e conteúdos dos comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam, necessariamente, a opinião deste blog.

Não serão publicados comentários de leitores anônimos ou aqueles considerados moralmente ofensivos, racistas, preconceituosos ou que façam apologia a qualquer tipo de vício ou atos de violência e discriminação.

A reprodução é livre desde que mantido o contexto e mencionado a fonte.