”Eu vim a este mundo, com uma determinação, vim com ordem Suprema, cumprir uma missão"Trecho de Salmo da Madrinha Chica

terça-feira, 31 de agosto de 2010

Tombamento da Ayahuasca

Indígenas reivindicam participação no projeto que está no Iphan.


Os indígenas dos povos Pano, situados no estado do Acre, reivindicaram, nesta sexta-feira (27 de agosto), durante audiência com o secretário executivo do Ministério da Cultura, Alfredo Manevy, a participação no processo de tombamento da Ayahuasca como bem imaterial. O projeto está em análise no Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan/MinC).

“Vamos reconhecer o uso religioso da Ayahuasca, mas relacionado com a sua dimensão cultural. E a participação das lideranças indígenas nesta discussão é fundamental, tendo em vista que eles são os protagonistas de sua utilização, e foram eles que permitiram a difusão do seu uso para fins religiosos”, justificou Manevy. O secretário executivo determinou que as Secretarias da Identidade e da Diversidade Cultural (SID) e de Políticas Culturais (SPC) acompanhem o andamento do processo de tombamento no Iphan/MinC.

Fonte: site do Ministério da Cultura

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários neste blog passam por nossa moderação, o que nos confere o direito de publicá-los ou não.

Os textos e conteúdos dos comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam, necessariamente, a opinião deste blog.

Não serão publicados comentários de leitores anônimos ou aqueles considerados moralmente ofensivos, racistas, preconceituosos ou que façam apologia a qualquer tipo de vício ou atos de violência e discriminação.

A reprodução é livre desde que mantido o contexto e mencionado a fonte.