”Eu vim a este mundo, com uma determinação, vim com ordem Suprema, cumprir uma missão"Trecho de Salmo da Madrinha Chica

sexta-feira, 3 de setembro de 2010

Barquinha, filial de Niteroi - entrevista Carlos Renato

Em recente visita a cidade de Rio Branco, o Blog Barquinha Madrinha Chica entrevistou o irmão Carlos Renato Oliveira de Menezes, um dos atuais responsáveis pela direção dos trabalhos da Barquinha filial de Niterói.

Carlos Renato, ou Cacá, como é mais conhecido, foi um dos principais companheiros da Madrinha Chica na fundação do Centro Espírita Obras de Caridade Príncipe Espadarte, nos idos de 1991, período no qual esta se ausenta dos trabalhos da Igreja onde trabalhou durante 34 anos, então dirigido pelo Padrinho Manuel Araújo, para fundar o seu próprio trabalho.

Cacá foi um dos fundadores responsável pelo processo de criação do Centro. Sendo seu primeiro secretário, redigiu a ata de fundação e participou ativamente da elaboração do primeiro Estatuto e pelo conseqüente registro cartorário, foi o responsável.

Como um dos principais personagens na história de criação do Centro fundado pela Irmã de Caridade, sendo o primeiro e provavelmente um dos aparelhos das Obras de Caridade mais preparado, pôde vivenciar dentro experiências que em muito contribuíram para o fortalecimento da irmandade que então se configurava. Em início de 1999, se mudou para cidade do Rio de Janeiro para dar continuidade aos seus estudos, após se casar com a irmã Cléia do Nascimento Ferreira, neta da Madrinha Chica. Hoje, encontra-se cursando o curso de medicina em fase de conclusão.

Juntamente à irmã Cléia, foi o idealizador e fundador dos trabalhos da Barquinha da Madrinha Chica na cidade do Rio de Janeiro, não obstante a toda sorte de dificuldades encontradas, às vezes até carregando a barquinha nos braços “para ali e para acolá”, uma vez que não tinham ainda local para se reunirem e realizar os trabalhos.

Fruto da apresentação ao casal Ivan e Andréia, proprietários de uma área na cidade de Niterói, e da conseqüente ajuda e incentivo desses irmãos, os trabalhos daquele ponto de luz foram iniciados de fato e vieram então a configurar o que viria a ser a futura filial da Barquinha em terras cariocas. O dia 1º de setembro de 2002, data de abertura da Romaria do Senhor São Francisco das Chagas, marca o início dos trabalhos na cidade de Niterói, Rj

A Barquinha de Niterói teve seu momento de maior expressão por ocasião da Fundação da Filial, quando da visita da Madrinha Chica àquela cidade, oportunidade esta em que, no dia 12 de outubro de 2003, dia de Nossa Senhora Aparecida, foram oficializados os trabalhos, com a autorização para o uso da farda aos irmãos oficiais.

Em 05 de abril de 2008, como forma de reconhecimento e valorização, assim como pelos méritos alcançados com os frutos daquela sementinha plantada pelo nosso irmão Carlos Renato, junto a Cléia e demais irmãos, outro momento significativo marca a trajetória dessa linda irmandade, a criação da filial, de direito, com registro cartorário e a nomeação da dirigente/representante, tornando-se uma entidade legalmente constituída perante a sociedade carioca e os poderes constituídos.

Desde o início de 2006, os nossos irmãos marinheiros de Frei Daniel e da Barquinha da Madrinha Chica em Niterói, estão empenhados na construção de sua igrejinha, materializando assim aquele sonho “sonhado” em 2001, já em fase adiantada de conclusão das obras.

Blog Madrinha Chica: Cacá, como tem sido conduzir os trabalhos da Barquinha numa cidade como Rio de Janeiro?

Cacá: É com grande alegria e satisfação que conduzimos os trabalhos aqui no Rio de Janeiro. Primeiro por poder trazer para perto de nós o compromisso deixado por nosso Fundador, representando a igreja da Madrinha Francisca e da mesma forma poder propagar aos irmãos do Rio de Janeiro, estes lindos ensinamentos que a Doutrina de Frei Daniel nos provém.

Blog: Quais os desafios em conduzir trabalhos de uma doutrina genuinamente amazônica, de perfil não expansionista, como a Barquinha, em terras cariocas?

Cacá: Por se tratar de uma cidade grande como Rio de Janeiro, os desafios são grandes. Conciliar a rotina dos trabalhos espirituais com os estudos e trabalho material, não é muito fácil, porém é extremamente gratificante. Com todo esforço, sempre vale muito a pena cumprir com esse compromisso.

Blog: Em se tratando da Barquinha da Madrinha Chica, conhecido como um dos Centros com maior intensidade na realização de cultos, quais os trabalhos realizados pela filial, considerando o calendário adotado pela sede?

Cacá: Realizamos os trabalhos de instruções às quartas feiras, obras de caridade em dia de sábado e rosários aos domingos. Os dias de prestamento de contas, ou comemorações, independente do dia da semana, são realizado também. Só não realizamos as romarias todos os dias como de costume.

Blog: A filial conta com quantos irmãos cadastrados? E fardados?

Cacá: 50 irmãos cadastrados e 25 fardados

Blog: Como tem conseguido conciliar a vida pessoal, estudos e trabalhos espirituais, considerando o elevado número de trabalhos da Barquinha, a vida agitada de uma cidade grande, distâncias...?

Cacá: Como disse anteriormente não é fácil, mais vamos realizando com muito alegria.

Blog: E a construção da igrejinha, como anda as obras? Qual a previsão de conclusão?

Cacá: A Obra se encontra em fase de término, a inauguração acontecerá dia 12 de outubro de 2010.

Blog: Que tipo de programação está sendo planejada para a inauguração?

Cacá: Estamos nos preparando para uma linda comemoração em nossa Igreja, contando com a presença da Irmã de Caridade, alguns irmãos que virão de Rio Branco, algumas lideranças de centros aqui da cidade do Rio de Janeiro, e suas respectivas irmandades.

Blog: Como tem sido a condução dos trabalhos, entre você e a Cléia?

Cacá: Não poderia ser melhor. A sintonia é perfeita, extremamente enriquecedora. Na verdade, devemos a ela grande parte de tudo que tem acontecido de crescimento por aqui. Partiu dela a idéia da construção da igreja, já que o espaço que nós realizamos não comporta a quantidade de irmãos que chegam de forma adequada.

Blog: E a Irmã de Caridade: o que ela representa para a filial, em que tem contribuído?

Cacá: A Madrinha é nosso maior exemplo, um grande orgulho e grande satisfação sentimos em tê-la como nossa dirigente maior. Representar sua igreja aqui no Rio de Janeiro é de uma grandiosidade indescritível. Nos momentos difíceis, sempre se faz presente através de suas instruções, tanto a mim, quanto à Cléia; seja nos incentivando, orientando, nos ensinando. É uma grande satisfação poder fazer parte do legado de madrinha Francisca Gabriel junto a todos meus queridos irmãos.

3 comentários:

Etienne Blanchsrd disse...

parabens kk vc merece ! assim como todos os irmaos

sin disse...

Olá,alguém pode me informar o endereço da Barquinha de Niterói ??

Roseane Silveira disse...

Por favor. Preciso do endereço da Barquinha de Niterói. Trata-se de uma tese de doutorado com o tema. Obrigada. Roseane

Postar um comentário

Os comentários neste blog passam por nossa moderação, o que nos confere o direito de publicá-los ou não.

Os textos e conteúdos dos comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam, necessariamente, a opinião deste blog.

Não serão publicados comentários de leitores anônimos ou aqueles considerados moralmente ofensivos, racistas, preconceituosos ou que façam apologia a qualquer tipo de vício ou atos de violência e discriminação.

A reprodução é livre desde que mantido o contexto e mencionado a fonte.