”Eu vim a este mundo, com uma determinação, vim com ordem Suprema, cumprir uma missão"Trecho de Salmo da Madrinha Chica

terça-feira, 3 de maio de 2011

UDV lança novo livro - Hoasca: Ciência, Sociedade e Meio Ambiente

Caros amigos,
É com satisfação que anuncio a publicação do livro Hoasca: Ciência, Sociedade e Meio- Ambiente, organizado por Joaze Bernadino-Costa, e publicado pela Editora Mercado de Letras, de Campinas (a mesma editora que publicou boa parte dos meus livros).

A coletânea reúne o conjunto de apresentações realizadas no II Congresso Internacional da Hoasca, realizado pelo Centro Espírita Beneficente União do Vegetal – UDV – em Brasília, em maio de 2008. Foi organizada por Bernadino-Costa, professor de sociologia da UNB e membro da UDV e é parte das atividades de comemoração dos 50 anos da instituição.

Trata-se de uma obra de fôlego que passa a ser referência obrigatória na área. Quem ama livros, e este assunto – como eu – pode ficar feliz!

Um livro fascinante, que explicita as múltiplas dimensões da UDV, suas articulações pela legalização da ayahuasca no Brasil, inserções políticas, alianças (e distanciamentos) com os demais grupos ayahuasqueiros, extensões nacionais e internacionais.

O livro contém uma tradução para o português de 4 artigos publicados em 2005 no Journal of Psychoactive Drugs contendo os resultados de uma pesquisa interdisciplinar sobre os efeitos do consumo da ayahuasca entre adolescentes da UDV. Além dos artigos já conhecidos publicados originalmente em inglês, há a inclusão de dois inéditos sobre esta pesquisa.

A parte que talvez traga mais novidades diz respeito aos conhecimentos em torno do cultivo e preparo das espécies vegetais que compõe a ayahuasca. Nela, revela-se um profícuo diálogo entre saberes caboclos e científicos. Somos introduzidos ao projeto de criação de um banco de germoplasma e a importantes reflexões sobre a conservação e sustentabilidade destas plantas. Uma reflexão em primeira mão, baseada em experiência empírica, sobre os impasses e dilemas presente na expansão do consumo da ayahuasca pelo Brasil e pelo mundo.

O livro combina uma visão religiosa com uma abordagem acadêmica. Ele revela parte do ethos da UDV, podendo, neste sentido, ser lido também como uma fonte de dados para pesquisadores interessados em conhecer esse grupo. Esse parece navegar entre saberes populares e xamânicos originados na floresta e uma busca por legitimação social e inserção no status quo.

Para comprar o livro: livros@mercado-de-letras.com.br

Abraços hoasqueiros,

Bia Labate
Beatriz Caiuby Labate, Ph.D.
Núcleo de Estudos Interdisciplinares sobre Psicoativos – NEIP http://bialabate.net/  http://www.neip.info/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários neste blog passam por nossa moderação, o que nos confere o direito de publicá-los ou não.

Os textos e conteúdos dos comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam, necessariamente, a opinião deste blog.

Não serão publicados comentários de leitores anônimos ou aqueles considerados moralmente ofensivos, racistas, preconceituosos ou que façam apologia a qualquer tipo de vício ou atos de violência e discriminação.

A reprodução é livre desde que mantido o contexto e mencionado a fonte.