Nesta quarta-feira, 3 de julho, nós da irmandade do Centro Espírita Obras de Caridade Príncipe Espadarte temos a felicidade de comemoramos os 99 anos de nosso Padrinho Francisco. O trabalho em sua homenagem acontece na matriz da igreja em Rio Branco a partir das 19h30 e em Niterói e demais filiais (Brasília e Fortaleza) por volta das 20h.
São quase 100 anos de vida dos quais 60 ao lado da Irmã de Caridade com quem constituiu uma grande família não só consanguínea, mas espiritual. Todos nós, irmãos dessa Casa, temos neste homem mais que um Padrinho, mas um pai, um avô, um amigo.
Figura simples, humilde, forte, mas ao mesmo tempo de uma delicadeza sutil. A sabedoria o acompanha, a calma, a paciência, a benevolência são suas irmãs. Hoje ele caminha a passos lentos. A idade pesa no corpo e ele sente. Sente, mas não reclama. Apenas vive, buscando na simplicidade de seus dias a forma mais perfeita de estar em comunhão com a divindade. Vive e agradece. Agradece a Deus por cada momento que Ele lhe concedeu e lhe concede.
Francisco Gabriel do Nascimento. Este é seu nome. Realmente um nome significativo. Francisco também é de Assis, das Chagas. É o nosso professor espiritual. Aquele que nos ensina mais “amar que ser amado”.
Gabriel é o Anjo da anunciação. Aquele que revelou a Maria que ela seria a porta aberta para a vinda do Filho de Deus na terra e a para nosso encontro com o Ele no céu.
Nascimento significa origem, principio. Isso nos faz lembrar o início, o começo, o primeiro suspiro, o surgimento da vida, a infância e todas as possibilidades que ela nos proporciona. Uma oportunidade de sermos felizes.
Belo nome padrinho! Veio ao mundo e recebeu este presente no batismo. Paraibano corajoso que chegou ao Acre pra trabalhar no corte da seringa. Passou por muitos momentos de grande dificuldade, mas venceu e vence todos os dias.
Em Francisca, Chiquinha como ele fala vez por outra, encontrou uma esposa, uma amiga, uma irmã, uma companheira de caminhada. Segue com ela cheio de amor no coração. Amor que faz questão de dividir com todos aqueles que estão ao seu redor.
Gosta de conversar, dar conselhos, gosta de rir e de ouvir música. Mas o que ele gosta mesmo é de rezar. E faz isso sempre. E é a coisa mais bonita de ver. Ver o padrinho Chico com essa idade toda se pôr de joelhos pra fazer a entrega de suas orações.
Um dia ele me disse uma coisa que nunca esquecerei. É mais ou menos assim “a gente só precisa absorver aquilo que de bom há no coração das pessoas. O que não presta a gente deixa lá e reza pedindo a transformação do outro e a nossa também”.
Seu nome é Francisco porque é caridoso.
É Gabriel porque deu a mão a Francisca ajudando-a a tornar-se a Irmã de Caridade que nós conhecemos no Barquinho Santa Fé.
É Nascimento porque veio ao mundo pra fazer o bem e o bem é significado de vida; e vida nova.
Padrinho muito obrigada por sua luz. Peço a Deus que eu tenha a felicidade de absorver um pouco dela e que possa da mesma forma dividir com aqueles que estão ao meu redor.
Obrigada em meu nome e em nome de nossa irmandade!
Feliz aniversário! Que Deus te abençoe hoje e sempre!
Cristiane Albuquerque
Cristiane Albuquerque
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Os comentários neste blog passam por nossa moderação, o que nos confere o direito de publicá-los ou não.
Os textos e conteúdos dos comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam, necessariamente, a opinião deste blog.
Não serão publicados comentários de leitores anônimos ou aqueles considerados moralmente ofensivos, racistas, preconceituosos ou que façam apologia a qualquer tipo de vício ou atos de violência e discriminação.
A reprodução é livre desde que mantido o contexto e mencionado a fonte.