”Eu vim a este mundo, com uma determinação, vim com ordem Suprema, cumprir uma missão"Trecho de Salmo da Madrinha Chica

terça-feira, 2 de agosto de 2011

Histórias da Mãe África

Indicado pelos jornais O Globo e Jornal do Brasil como um dos melhores espetáculos infantis em cartaz, em 2004 e 2005, “HISTÓRIAS DA MÃE ÁFRICA” apresenta Contos, Mitos, Lendas e Histórias da Tradição Oral Africana, reunindo histórias de diferentes regiões da África numa geografia não cartográfica, mas afetiva, religiosa e de tradições. Esteve ainda em cartaz no Centro Cultural Banco do Brasil - CCBB, no Rio de Janeiro, em 2008, viajou por muitas cidades do Brasil, e esteve em Cabo Verde, na África.

Priscila Camargo, atriz e contadora de histórias, que acaba de sair do sucesso televisivo TITITI, onde interpretou a enfermeira Valdete, faz nesta peça o seu terceiro infantil. O espetáculo já passou por Brasília, Goiânia e Porto Velho em sua turnê nacional e agora chega a Rio Branco. Este projeto foi selecionado pelo Programa Petrobrás Distribuidora de Cultura 2011/2012. O espetáculo segue ainda por Macapá e Palmas.
  
Nele a atriz apresenta histórias africanas que “viajam” pelas savanas e desertos, vão até a África do Sul e lá encontram animais falantes cheios de sabedoria. De Angola, ela traz uma história Etíope, maravilhosamente revisitada. E do Egito, uma Cinderela muito antiga, tirada dos papiros, que viaja pelo Rio Nilo ao encontro do seu Faraó. E ainda outras, maravilhosas e surpreendentes Histórias do Norte Muçulmano.

De Panteão das Histórias Afrobrasileiras, o espetáculo vai falar dos mistérios dos Orixás e da criação do mundo com danças e ritmos que encantam crianças e adultos.
  
Com humor e a presença ativa de bonecos, o espetáculo resgata e exalta a figura do Griot, o Tradicional Contador de Histórias Africano, estimula a imaginação e a criatividade, valoriza temas como a ecologia e estimula a participação das crianças.
  
A direção é de Cacá Mourthé. Priscila Camargo pesquisou, adaptou e interpreta as histórias e é acompanhada, ao vivo, pelos músicos: Marcelo Daguerre (violão) e Anderson Vilmar (percussão – “Jongo da Serrinha”). Os figurinos são de Chico Spinosa, iluminação de Aurélio de Simoni e a direção musical e coreografia de Via Negromonte.
  
“Vale a pena levar as crianças para ver Histórias da Mãe África, uma montagem muito caprichada que, além de confirmar o talento de Priscila Camargo como contadora de Histórias, revela-nos, de forma muito delicada, um pouco dos valores e das tradições dos habitantes do continente africano”

Marília Coelho Sampaio / Jornal O Globo – crítica de teatro infantil
 
“Imperdível é a palavra certa para se falar de Histórias da Mãe África... sua grande qualidade, simplicidade e delicadeza, emocionam e também fazem rir. O carisma de Priscila Camargo como contadora de histórias encanta o público”. E no final, todos saem do Teatro com um sorriso tranqüilo, um andar feliz – a história transforma, a palavra cura”.

Carlos Augusto Nazareth / Jornal do Brasil – crítico de teatro infantil
  
Serviço:
TEATRO PLÁCIDO DE CASTRO
ENDEREÇO: Av Getúlio Vargas, 2703
Bairro: Bosque - Rio Branco – Acre
13/08/2011 sábado às 17h
14/08/2011 domingo às 17h
Ingressos: R$ 10,00 (Inteira)
R$ 5,00 (Estudantes, Idosos, e portadores do Cartão Petrobras)
   
Ficha Técnica
Texto: Histórias Tradicionais Africanas

Adaptação: Priscila Camargo
Direção: Cacá Mourthé
Atriz: Priscila Camargo
Cenário e Figurino: Chico Spinosa
Iluminação: Aurélio de Simoni
Direção Musical e Coreografia: Via Negromonte
Preparação Vocal: Angela Herz
Violão e Arranjos: Marcelo Daguerre
Percussionista: Anderson Vilmar (Jongo da Serrinha)
Programação Visual: Maria Carmem de Souza
Aderecista: Elizete Leão
Fotos: Marco Antonio Resende e André Pinnola
Bonecos: João de Freitas e Magali Cavalcanti
Produção Brasília: Tinaiana Costa
Produção Executiva: Sergio Miguel Braga
Direção de Produção: Priscila Camargo
Realização: Hangar Produções Artísticas
  
Fonte: Blog Sistema Municipal de Cultura
e Site: http://www.priscilacamargo.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários neste blog passam por nossa moderação, o que nos confere o direito de publicá-los ou não.

Os textos e conteúdos dos comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam, necessariamente, a opinião deste blog.

Não serão publicados comentários de leitores anônimos ou aqueles considerados moralmente ofensivos, racistas, preconceituosos ou que façam apologia a qualquer tipo de vício ou atos de violência e discriminação.

A reprodução é livre desde que mantido o contexto e mencionado a fonte.