”Eu vim a este mundo, com uma determinação, vim com ordem Suprema, cumprir uma missão"Trecho de Salmo da Madrinha Chica

segunda-feira, 17 de março de 2014

Participando de um Trabalho Espiritual da Barquinha

Sugestões para quem deseja participar dos Trabalhos Espirituais da Casa de Oração, Casa de São Rafael, Núcleo da Barquinha na cidade de São Paulo, ligado ao Centro Espirita Obras de Caridade Príncipe Espadarte, Barquinha da Madrinha Chica.

O Trabalho da Barquinha.

Todo trabalho demanda esforço. Por isso nossas cerimônias são assim denominadas.

Há momentos de êxtase, de júbilo, e momentos de “apuro”, ou seja, de limpeza e correção.

Esteja preparado: é preciso Fé e Amor, Silêncio e Calma; Humildade e Respeito.

Esta é uma casa de Caridade. Nossos trabalhos são gratuitos. Palavras de Frei Daniel: “Daime não se vende, Daime não se nega”. Doações são aceitas, mas, por favor, há uma caixinha para depositar as doações na entrada da Capela. Caso decida fazer uma doação, coloque-a diretamente nesta caixinha. Não há necessidade de avisar ninguém sobre isso.

A Barquinha é uma Tradição. Possui um ritual próprio, estruturado, e que deve ser Seguido, na medida do possível, enquanto se estiver dentro do Espaço do Templo. Isso inclui a proibição do consumo de outras substâncias, como rapé, cigarro e  Cannabis, mesmo depois dos trabalhos, enquanto você estiver no espaço onde aconteceu o ritual.

Por favor, caso você tenha o hábito de utilizar  Cannabis pedimos que evite fumar no dia em que vier comungar conosco do Santo Daime.

Importante: Concentre-se em si, cuide de si. Não interfira no Trabalho alheio, a menos que isso seja pedido por quem está dirigindo a sessão. Evite movimentos desnecessários e que possam incomodar os demais participantes. Mesmo sem tocá-los, todo excesso de gestos ou movimentação atrapalham a quem está ao seu redor.

Acalme seu corpo para que possa desfrutar do máximo de elevação espiritual possível.  Um corpo agitado é uma âncora que pode se tornar pesada demais.

A  Mesa é nosso  Ponto de Força. Deve-se evitar, ao máximo, apoiar-se nela. A todos é facultado sentar-se à Mesa. Se for fazê-lo, será pedido que sua participação no Ritual seja mais intensa, pois é a Mesa que conduz o Trabalho. Assim, cantar e rezar, ainda que seja recomendado a todos, é essencial a quem está na Mesa.  Ela é parte do Altar.

Se você estiver sentado na Mesa, não saia durante um hino (somente em casos urgentes) e espere até que a Oração que acompanha este hino tenha terminado. Se precisar sair, peça que outra pessoa sente no seu lugar: a Mesa deve estar, na medida do possível, sempre completa. Ao voltar, aguarde até que o hino e sua oração terminem para entrar na Capela novamente.

Procure utilizar roupas claras durante este ritual. Para os que forem sentar-se à mesa, o branco, ao menos na camisa, é obrigatório.

É recomendado que todos os participantes comunguem do Santo Daime, ainda que isso não seja obrigatório. Caso o tenha feito, sua saída do Templo só será permitida ao término dos Trabalhos. Esta norma é para sua própria segurança.

Há sempre um  lanche ao final do Trabalho. Na medida do possível, traga algo para ser compartilhado. Da mesma forma, ao final, se possível, auxilie na arrumação do Templo.

Caso você decida trazer um amigo ou amiga, você é livre para fazê-lo. Mas por favor, repasse este texto para ele ou ela. E avise antes ao dirigente dos trabalhos.

Que tenhamos todos um bom Trabalho, na Santa Paz de Deus, no Amor e na Alegria.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários neste blog passam por nossa moderação, o que nos confere o direito de publicá-los ou não.

Os textos e conteúdos dos comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam, necessariamente, a opinião deste blog.

Não serão publicados comentários de leitores anônimos ou aqueles considerados moralmente ofensivos, racistas, preconceituosos ou que façam apologia a qualquer tipo de vício ou atos de violência e discriminação.

A reprodução é livre desde que mantido o contexto e mencionado a fonte.