”Eu vim a este mundo, com uma determinação, vim com ordem Suprema, cumprir uma missão"Trecho de Salmo da Madrinha Chica

quarta-feira, 6 de novembro de 2013

Groisman apresenta "paper" sobre o trabalho da Vó Nadir em congresso na Uerj


Atualizado em 14 de novembro

Amanhã, sexta-feira, 15 de novembro, o antropólogo Alberto Groisman apresenta no VI Congresso Brasileiro de Ciências Sociais e Humanas em Saúde um "paper" sobre uma das atividades que acontece no Centro Espírita Obras de Caridade Príncipe Espadarte localizado em Rio Branco no Acre. Com o título “Mediunidade e Agência Religiosa: o que a Vó Nadir tem para nos ensinar sobre políticas públicas de saúde” o trabalho propõe contribuir com o debate a respeito da saúde pública e práticas populares no Brasil. O evento realizado pela ABRASCO (Associação Brasileira de Saúde Coletiva) começou na última quarta-feira,13, e segue até o próximo domingo,17, na Universidade Estadual do Rio de Janeiro (Campos do Maracanã). 

Através das particularidades ritualísticas de um trabalho voltado aos jovens e realizado por um guia espiritual (a vó Nadir) na Barquinha da Madrinha Francisca, Groisman aponta para a possibilidade de “encontrar nas religiões ayahuasqueiras uma articulação entre o conhecimento sobre o uso do daime, a mediunidade e formas de promover a saúde”. O que o autor propõe aqui é fazer uma reflexão sobre as chamadas potencialidades terapêuticas da ayahuasca. 

 Parte de um extenso trabalho junto às comunidades ayahuasqueiras, o artigo foi recentemente apresentado em uma das maiores conferências mundiais sobre aquilo que é comumente chamado de consciência psicodélica, a Breaking Convention, em Londres. Já no evento brasileiro a Comunicação será apresentada junto ao Grupo Temático Saúde Mental e Implementação de Políticas Públicas a partir das 15h no Auditório 91 (9º andar - Bloco F). 

De acordo com os organizadores a intenção do Congresso em sua VI versão é reunir pesquisadores das diversas áreas do conhecimento para fomentar o debate a respeito dos desafios teóricos e práticos colocados para a Saúde Pública no contexto contemporâneo. 

Alberto Groisman é Phd em antropologia pela Goldsmiths College em Londres com Pós-Doutoramento na Arizona State University, nos EUA. Atualmente é professor do Departamento de Antropologia e do Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social da UFSC. 


Confira:
Programação completa do evento:

Programação do GT “Saúde Mental e Implementação de Políticas Públicas”:
http://www.cienciassociaisesaude2013.com.br/programacao/tl.php?id_atividade=317


Por: Cristiane Albuquerque

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários neste blog passam por nossa moderação, o que nos confere o direito de publicá-los ou não.

Os textos e conteúdos dos comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam, necessariamente, a opinião deste blog.

Não serão publicados comentários de leitores anônimos ou aqueles considerados moralmente ofensivos, racistas, preconceituosos ou que façam apologia a qualquer tipo de vício ou atos de violência e discriminação.

A reprodução é livre desde que mantido o contexto e mencionado a fonte.