”Eu vim a este mundo, com uma determinação, vim com ordem Suprema, cumprir uma missão"Trecho de Salmo da Madrinha Chica

sexta-feira, 31 de agosto de 2012

Começa em Rio Branco o 1° Campeonato Acreano de Ladainhas Canto das Senzalas


Por Cristiane Albuquerque



Começou nesta quinta-feira, 30, a programação da primeira edição de um evento que promete se consolidar na cidade de Rio Branco. Trata-se do 1° Campeonato Acreano de Ladainhas Canto das Senzalas que acontece no Cine Teatro Recreio até o próximo sábado, 1° de setembro. A realização é da Federação Acreana de Capoeira (FAC) através do Programa Estadual de Fomento e Incentivo a Cultura que é financiado pelo Governo do Estado por meio da Fundação de Cultura e Comunicação Elias Mansour.
É através do diálogo harmônico entre luta, dança e musicalidade que surge uma das mais belas expressões de arte e cultura, a capoeira. Genuinamente brasileira, trás em suas raízes as histórias de batalha e sofrimento de um povo, que mesmo subjugado por uma sociedade escravocrata, transformou tristeza em alegria ao som de palmas e cantorias, acompanhadas por berimbaus e tambores, em um gingado único que reflete toda nossa brasilidade.
Há quem diga que um bom capoeirista é aquele que valoriza a musicalidade em meio a atividade que pratica e foi pensando justamente nisso que a Federação Acreana de Capoeira elaborou um campeonato focado na faceta musical, tão própria dessa expressividade cultural que além de luta e dança é também música.
A programação comporta uma série de atividades, sendo elas realizadas em diferentes espaços: cerimônia de abertura (Cine Teatro Recreio), oficinas ( sala de artes marciais do Sesc), batizado integrado (mini ginásio do SESI)e o campeonato propriamente dito(Cine Teatro Recreio). As oficinas são destinadas aos alunos das sete associações ligadas a federação: Capoeira Educar, Capoeira Nagô, Cordão de Ouro, Abadá Capoeira, Acre Brasil, Capoeira Cajueiro e Grupo Candeias. Da mesma forma o batizado integrado é um grande encontro, uma confraternização entre os mais novos e os mais experientes capoeiristas de Rio Branco. Em média são 350 crianças e adolescentes a serem batizados, dentre eles meninos e meninas da APAE e do Centro de Ensino Especial Dom Bosco.
O Campeonato de ladainhas está aberto a todos aqueles que queiram participar e as inscrições só se encerram uma hora antes do início da competição. Além dos concorrentes o evento conta com a participação especial de mestres como: Luiz Renato (SP), Suassuna (SP), Catitu (SP), Kao (DF), Onça (GO), Risadinha (BA), Coruja (SP), Professor Gibi (SP) e Professor Invertebrado (SP). Todos eles exemplos de capoeiristas que bem souberam aproveitar as possibilidades de aprendizado que a capoeira proporciona, sendo que neste evento dando destaque a musicalidade.
Fundada em 1992, a FAC tem como objetivo difundir a cultura afro-brasileira através da Capoeira. “E isto só é possível pela união dos grupos em busca de um bem maior, a capoeira” fala o contra-mestre Cajú da Capoeira Cajueiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários neste blog passam por nossa moderação, o que nos confere o direito de publicá-los ou não.

Os textos e conteúdos dos comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam, necessariamente, a opinião deste blog.

Não serão publicados comentários de leitores anônimos ou aqueles considerados moralmente ofensivos, racistas, preconceituosos ou que façam apologia a qualquer tipo de vício ou atos de violência e discriminação.

A reprodução é livre desde que mantido o contexto e mencionado a fonte.