”Eu vim a este mundo, com uma determinação, vim com ordem Suprema, cumprir uma missão"Trecho de Salmo da Madrinha Chica

sábado, 1 de janeiro de 2011

Bricando e aprendendo cultura na Barquinha

O Centro Espírita Obras de Caridade Príncipe Espadarte, da linha da Barquinha do mestre Daniel, fundado em novembro de 1991 por Francisca Campos do Nascimento, Madrinha Chica, reúne elementos cristãos, espíritas, africanos e indígenas, utilizando a ayahuasca (Santo Daime) em seus rituais, caracterizando um sincretismo regilioso popular único que compõe a base cultural acreana.
Com objetivo de valorizar e abordar de forma lúdica estes elementos, em 2009 foi iniciado um trabalhos com as crianças e adolescentes do centro e da comunidade do entorno, envolvendo brincadeiras e encenações teatrais em torno do universo cultural e místico do ritual. Este trabalho resultou no primeiro Auto de Natal da Barquinha, que associou à tradicional encenação do Natal referências próprias e do folclore brasileiro.

O resultado foi de grande repercussão junto à comunidade e teve continuidade em 2010 com o Projeto Brincando e Aprendendo Cultura na Barquinha, que contou com o apoio da Lei Municipal de Incentivo à Cultura e do Fundo Municipal de Cultura da Fundação Garibaldi Brasil.

O projeto desenvolveu estudo das manifestações populares brasileiras, acreana e da cultura ayahuasqueira por meio de jogos, brincadeiras, leituras e canções, que resultou na montagem do espetáculo do Auto de Natal da Barquinha em 2010, que tem como elenco as próprias crianças e adolescentes do Centro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários neste blog passam por nossa moderação, o que nos confere o direito de publicá-los ou não.

Os textos e conteúdos dos comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam, necessariamente, a opinião deste blog.

Não serão publicados comentários de leitores anônimos ou aqueles considerados moralmente ofensivos, racistas, preconceituosos ou que façam apologia a qualquer tipo de vício ou atos de violência e discriminação.

A reprodução é livre desde que mantido o contexto e mencionado a fonte.