”Eu vim a este mundo, com uma determinação, vim com ordem Suprema, cumprir uma missão"Trecho de Salmo da Madrinha Chica

domingo, 21 de novembro de 2010

Beber na Fonte

Importante Tese de Doutorado em antropologia sobre a UDV, defendida por Rosa Virgínia A. de A. Melo, na UNB - "BEBER NA FONTE” - adesão e transformação na União do Vegetal.

A tese é resultado de uma pesquisa na qual a autora lançou mão do método de observação participante durante dois anos e meio de etnografia com ênfase em um núcleo da UDV no DF. O objetivo do estudo é discutir a construção simbólica que transforma a beberagem em sacramento percebido como instrumento de “evolução espiritual”.

Nesse sentido, a construção simbólica nativa do efeito do “vegetal”, a “força estranha” ou “burracheira” é a pedra angular da tese. Descrição e análise do mito e do rito são fundamentais para o entendimento da agência do vegetal na UDV.

Esse material, ao lado de dados depurados nas entrevistas, fornecem subsídios da leitura do significado atribuído ao efeito do chá em seus vários eixos de sustentação, desde sua dimensão extasiante aos sentidos morais instituídos pelos valores individualistas e holistas que caracterizam a adesão e a hierarquia interna que a organiza.

Por um lado a burracheira é identificada como instrumento de construção de um sujeito em busca do “auto conhecimento”, por outro é fonte de contato com “a dimensão do Mestre”. A semântica da burracheira movimenta uma passagem rica à articulação de percepções a respeito dos contornos da tradição e da modernidade no campo religioso brasileiro contemporâneo.

Link fornecido por Bia Labate, leia aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários neste blog passam por nossa moderação, o que nos confere o direito de publicá-los ou não.

Os textos e conteúdos dos comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam, necessariamente, a opinião deste blog.

Não serão publicados comentários de leitores anônimos ou aqueles considerados moralmente ofensivos, racistas, preconceituosos ou que façam apologia a qualquer tipo de vício ou atos de violência e discriminação.

A reprodução é livre desde que mantido o contexto e mencionado a fonte.