”Eu vim a este mundo, com uma determinação, vim com ordem Suprema, cumprir uma missão"Trecho de Salmo da Madrinha Chica

terça-feira, 28 de janeiro de 2014

Mercante publica artigo na Mana sobre ayahuasca e dependência química



 
O pesquisador Marcelo Mercante publicou recentemente na revista Mana um artigo sobre os usos da ayahuasca no trato da dependência química. Com o título “A Ayahuasca e o Tratamento da Dependência” o texto é resultado de um estudo realizado em comunidades do Brasil e Peru.






Segue link com a publicação: http://www.scielo.br/pdf/mana/v19n3/a05v19n3.pdf

Sobre Mercante 

Marcelo Simão Mercante nasceu no Rio de Janeiro, no ano de 1970. Reside atualmente em São Paulo com a familia. É Bacharel em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1994), Mestre em Antropologia Social pela Universidade Federal de Santa Catarina (2000) e Doutor em Human Sciences/Consciousness and Spirituality, pelo Saybrook Graduate School and Research Center (2006), com a tese "Images of Healing: spontaneous mental imagery and healing process of the Barquinha, a Brazilian ayahuasca religious system". Suas pesquisas têm se voltado para as áreas de antropologia da consciência e antropologia da saúde, buscando um cruzamento entre ambas. 

Sobre a Revista Mana

“Mana - Estudos de Antropologia Social” é uma publicação organizada pelo Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social do Museu Nacional, da Universidade Federal do Rio de Janeiro, em co-edição com ContraCapa Livraria. Destina-se à apresentação e discussão de pesquisas e trabalhos teóricos que contribuam para a compreensão da realidade sociocultural e para o desenvolvimento da Antropologia, procurando colocar o leitor em contato com os mais importantes temas e questões contemporâneos da disciplina. A revista publica trabalhos inéditos, elaborados no contexto das diversas áreas do conhecimento relacionadas com a Antropologia Social em seu sentido mais amplo. A publicação tem sido financiada com recursos próprios do PPGAS (via convênio FINEP) e pelo CNPq.

Informações retiradas do site do neip e Museu Nacional UFRJ

http://www.ppgasmuseu.etc.br/publicacoes/mana.html