”Eu vim a este mundo, com uma determinação, vim com ordem Suprema, cumprir uma missão"Trecho de Salmo da Madrinha Chica

quarta-feira, 17 de abril de 2013

São Francisco nos ensina a amar a natureza

Este é um trecho de um artigo escrito pelo filósofo Leonardo Boff e postado originalmente via internet no site Adital. 
Acredito que é importante para que possamos refletir um pouco mais sobre o nosso papel no mundo e, da mesma forma, nossas atitudes para com este grande irmão, o planeta terra, e tudo que nele habita. 
Que o bom Francisco de Assis nos inspire!


Como devemos nos relacionar com a natureza e com a Mãe Terra? 

Todos os biógrafos do tempo (Celano, São Boaventura, Legenda Perugina e outros) atestam "o terníssimo afeto que Francisco de Assis nutria para com todas as criaturas”; "dava-lhe o doce nome de irmãos e irmãs de quem adivinhava os segredos, como quem já gozava da liberdade e da glória dos filhos de Deus”. Recolhia dos caminhos as lemas para não serem pisadas; dava mel às abelhas no inverno para que não morressem de frio ou de escassez; pedia aos jardineiros que deixassem um cantinho livre, sem cultivá-lo, para que ai pudessem crescer todas as ervas. 

Aqui notamos um outro modo-de-estar no mundo, diferente daquele da modernidade. Nesta o ser humano está sobre as coisas como quem as possui e domina. O modo-de-estar de Francisco é colocar-se junto com elas para conviver como irmãos e irmãs em casa. Ele intuiu misticamente o que hoje sabemos por um dado de ciência: todos somos portadores do mesmo código genético de base; por isso um laço de consanguinidade nos une, fazendo que nos respeitemos e amemos uns aos outros e jamais usemos de violência entre nós.

São Francisco está mais próximo dos povos originários, como os Yanomami ou os andinos que se sentem parte da natureza do que dos filhos e filhas da modernidade técnico-científica para os quais a natureza, tida como selvagem, está ao nosso dispor para ser domesticada e explorada.

Toda modernidade se construiu quase que exclusivamente sobre a inteligência intelectual; ela nos trouxe incontáveis comodidades. Mas não nos fez mais integrados e felizes porque colocou em segundo plano ou até recalcou a inteligência emocional ou cordial e negou cidadania à inteligência espiritual.

Hoje faz-se urgente amalgamar estas três expressões da inteligência se quisermos desentranhar aqueles valores e sentimentos que tem nelas o seu nicho: a reverência o respeito e a convivência pacífica com a natureza e a Terra. Esta diligência nos alinha com a lógica da própria natureza que se consorcia, inter-retro-conecta todos com todos e sustenta a sutil teia da vida.

Francisco viveu esta síntese entre ecologia interior e a ecologia exterior a ponto de São Boaventura chama-lo de "homo alterius saeculi” "um homem de um outro tipo de mundo”, diríamos hoje, de outro paradigma.

Esta postura será fundamental para o futuro de nossa civilização, da natureza e da vida na Terra. A herança sagrada, legada por São Francisco de Assis, poderá ajudar toda a humanidade a fazer a passagem deste tipo de mundo que nos pode destruir para um outro, vivido em antecipação por São Francisco, feito de irmandade cósmica, de ternura e de amor incondicional. 

(Parte do texto do filósofo Leonardo Boff )
Fonte: http://www.adital.com.br/site/noticia.asp?lang=PT&cod=74735

quarta-feira, 10 de abril de 2013

Diamante, a mais perfeita das pedras preciosas




Diamante, a mais perfeita das pedras preciosas

Assim é o enlace matrimonial de Francisca Campos e Francisco Gabriel

Formado nas profundezas da terra chegou a superfície não para ser moldado como argila, mas polido para que sua essência divina possa resplandecer 

Assim seguem juntos, Chico e Chica, passo a passo, de mãos dadas, mentes firmadas, espíritos irmanados, corações pulsantes repletos de amor, refletindo paz, respeito e humildade.

60 anos ...

Dia-a-dia

Em comunhão

Matéria prima lapidada pelo tempo

Na mocidade se dispuseram a dar as mãos pra caminhar

E continuam caminhando

Com amor

Paciência e dedicação

Carinho e sensibilidade

Cuidado e respeito

Empenho e delicadeza

O diamante ...

Aquele que emergiu em estado bruto 

Hoje rebrilha

Embeleza

Sem perder sua essência

Pois os diamantes

Os verdadeiros

Não são moldados

São polidos

Aí reside sua natureza!

Parabéns Madrinha e Padrinho por esta preciosidade que une vocês dois

Um enlace de espíritos irmãos que se querem bem desta vida a eternidade!

Agradecemos pela generosidade de nos receber no seio desta união.

Que Deus os abençoe!

Os padrinhos Francisca e Francisco comemoram Bodas de Diamante

A irmandade do Centro Espírita Obras de Caridade Príncipe Espadarte parabeniza seus padrinhos, Francisca Campos do Nascimento e Francisco Gabriel do Nascimento, pela celebração das Bodas de Diamante que acontece na próxima quinta-feira, 11. 


São 60 anos de uma vida dedicada a família e a caridade, sendo 56 deles junto a doutrina de Frei Daniel. Os frutos desse encontro se expressam através da fortaleza espiritual que ambos construíram, templo abençoado onde receberam e recebem seus filhos, sejam os naturais ou aqueles de coração. Todos são bem vindos e convidados a trilhar o caminho do bem, amando a Deus sobre todas as coisas e ao próximo como a si mesmo. 

Foi no ano de 1951, quando prestava serviços domésticos para uma família que Chiquinha, então com 17 anos, foi apresentada a Chico Gabriel. Naquele momento a moça tímida, que cresceu órfã de pai e mãe, reconheceu nos olhos daquele homem o companheiro de toda uma vida. 

Já ele, com cerca de 30 anos de idade, demorou um pouco mais para perceber naquela jovem mulher a grande companheira que viria a se tornar. 

Casaram-se em abril de 1953 e desse enlace vieram 10 crianças. Além dos filhos, deram forma a uma família bem maior, a irmandade do Centro Espírita Obras de Caridade Príncipe Espadarte, fruto do encontro com o mestre Daniel e seu barquinho de luz. 

Juntos eles vêm navegando no mar da vida, de mãos dadas. Nos momentos de calmaria e de dificuldade, sempre de mãos dadas. Fortificando a união através do companheirismo, da paciência, do amor e da dedicação. 

Juntos são exemplos de uma vida matrimonial unida a Cristo e fortalecida pelo bem querer que sentem um pelo outro. São bons espíritos que vieram nos mostrar uma forma de fazer o bem e viver com simplicidade.

Aos nossos professores, nossos padrinhos, nossos queridos amigos todo amor do mundo!!!!! 

Que Deus os abençoe! 

E que a luz desse diamante rebrilhe eternamente!