”Eu vim a este mundo, com uma determinação, vim com ordem Suprema, cumprir uma missão"Trecho de Salmo da Madrinha Chica

quarta-feira, 12 de outubro de 2011

A ciência da religião

Não importa o nome de Deus, desde que seja o princípio supremo que rege todas as coisas.

Sociólogo e mestre em Administração pela UFBA. Doutor em Geografia Humana pela Universidade de Salamanca, Espanha. Professor-adjunto do DCHF-UEFS. E-mail: juarezbomfim@uol.com.br


 


 
 
Alguns de nós já tivemos a felicidade de louvar ao Senhor do Bomfim da Bahia participando da Missa das sextasJesus Cristorra com a triunfal Bahia)nto no Il Nilayam, na r BasCIPANDO -feiras, 11 horas da manhã, que encerra com a gloriosa entrada da imagem do Nosso Senhor Jesus Cristo Basílica adentro, recebida triunfalmente por majestoso hino e intensa devoção dos fieis.
 
Outros tiveram o privilégio de receberem um darshan (benção) da própria divindade encarnada, em visita a Prashanti Nilayam, na Índia – morada da paz suprema e de Sathya Sai Baba.

Alguns mais participaram de festa de santo no Ilé Axé Opó Afonjá, de Mãe Stela, no São Gonçalo do Retiro (Salvador – Bahia) e viram os ogãs, uníssonos, cantarem em louvor aos orixás.
 
É festa no Gantuá? Então vamos lá. Acompanhar a dança dos deuses, em comunhão com os homens, sentado ali pertinho a Mãe Carmem e Mãe Ângela.
 
Ah e assistir uma missa da novena de Nossa Senhora na Igreja de São Pedro, na Piedade, celebrada pelo padre cantor Aderbal? Ou a Missa de canto gregoriano nas igrejas de São Bento em São Paulo e Salvador? Experiência única.
 
Em périplo espiritual pela Índia, nos finais de tarde cumpríamos o ritual do Arathi nos templos hinduístas que visitávamos. O Arathi é um ritual hindu de queima de cânfora, diante de uma imagem divina, acompanhado de cantos sagrados, os bajhans.
 
Celebramos o Arathi num templo Hare Krishna, em Nova Delhi; num templo shivaísta, em Jaipur, e na beira do Rio Ganges (Rishikesh), realizando o Ganga Arathi. Ele, o Rio Ganges, sendo em si mesmo uma divindade.
 
Voltando ao Brasil, a Bahia: em Santas Romarias louvamos ao Bom Jesus da Lapa, em sua Catedral, esculpida pelo próprio Deus em monumental gruta, às margens do Velho Chico.
 
Ainda no sertão baiano, em contrição subimos o Monte Santo, meditativos, seguindo os passos do Nosso Senhor na Via Dolorosa — majestoso cenário glauberiano no sertão de Canudos.
 
Nas muralhas de Ávila (Espanha) muito nos comoveu adentrar a Capela onde a futura Santa Teresa de Jesus rogou à Virgem Mãe, aos sete anos de idade, que lhe aceitasse como filha, após a perda da mãe terrena.
 
Vimos, eu e minha consorte, em Alba de Thormes (Salamanca-Espanha), o incorruptível coração da mística cristã, doutora da Igreja, Santa Teresa, que vivíssimo pulsa dentro do belo relicário doado por João Paulo II, com respiradouros em filigranas de ouro para que os movimentos de sístole e diástole não rompam os cristais.
 
Na monumental Cidade de Salamanca, Espanha, onde estávamos em doutoramento, rezávamos periodicamente o Terço e Ladainha de Nossa Senhora na esplendorosa Igreja de San Esteban, em duo com o provecto cura: “rogai por nosotros”.

Em Salvador, no bairro da Federação, revitalizante é meditar em Kriya Yoga, nas noites de quintas-feiras (Dia do Guru, na Índia) num Serviço Devocional da Self-Realizacion Fellowship, fundada por Paramahansa Yogananda.
 
No 23 de novembro, os buscadores de Deus têm um compromisso: festejar o aniversário de Bhagavan Sri Sathya Sai Baba, com distribuição de vibuthi (cinza sagrada) e confraternização com prashada (merenda).
 
"Não importa o nome de Deus, desde que seja o princípio supremo que rege todas as coisas” (Leonardo Boff).
 
Em contrição, visitamos uma casa de luz e rezamos o Rosário para os Mestres Ascensionados da Grande Fraternidade Branca na “Summit Lighthouse do Brasi”, ali na Avenida Valdemar Falcão, em Brotas (Salvador-Bahia).
 
Quem aí já recebeu o Tao no amplo e belíssimo templo Ten Tao da Boca do Rio? Louvando o Buda Maitreya? Considera-se que ao receber o Tao desperta-se a nossa verdadeira Identidade e ocorre a libertação de nossos condicionamentos.
 
Bem-aventurados aqueles que são limpos de mãos e puros de coração, que não entregam a sua alma à vaidade, nem juram enganosamente (Jesus Cristo).
 
Na tradição ayahuasqueira, experiências místicas, transcendentais: alcançar o êxtase divino balançando o maracá, cantando e bailando o hinário do Mestre Irineu.
 
Alcançar o êxtase divino bailando e cantando, irradiado pelos Seres de Luz na dança circular sagrada do Barco Santa Cruz, tendo ao leme o Mestre Daniel.
 
Em transe místico subir a escada do vegetal e alcançar o infinito, contemplando os mistérios e encantos revelados pelo Mestre Caiano.
 
Assistir uma concorrida Sessão Doutrinária no Centro Espírita Paulo e Estevão, na Pituba (Salvador-Bahia), é muito ilustrativo; generosamente ser autorizado por dona Lívia a participar de uma Sessão Mediúnica na Casa de Caridade Irmã Elizabete é um importante serviço e aprendizado. Tomar um passe na câmara da Fundação Lar Harmonia, do irmão Adenauer, é revigorante e curativo.
 
Ah e tantas e tantas outras vivências e experiências místicas e religiosas temos vivido nesta caminhada em busca do Divino, que pode se realizar dentro de nós mesmo.
 
Tantos e tão bons amigos colecionamos nestas congregações espirituais que visitamos e frequentamos — algumas esporadicamente, outras com atenciosa regularidade.
 
Que dizer àqueles que não trilham esses caminhos... Não estudam a Ciência da Religião em seus múltiplos aspectos... Não utilizam o método científico de religião comparada... Não buscam o que é subjacente a todas ou muitas das religiões...
 
Que dizer...
 
Digo a mim, digo a todos: “segue il tuo corso, lascia dir le genti” (Dante Alighieri), quer dizer: siga o teu caminho, e deixa que as pessoas falem.

Fonte: Jornal Grande Bahia

quinta-feira, 6 de outubro de 2011

Barquinha Niteroi - Aniversário de um ano da nova sede

A Barquinha da Madrinha Chica, filial de Niteroi, estará comemorando no próximo dia 12 de outubro, dia de Nossa Senhora Aparecida e também data de fundação daquela filial, a inauguração da nova sede, ocorrida ano passado.
Clique na imagem para ampliar
Parabéns marinheiros cariocas, comemorem, vocês merecem!