”Eu vim a este mundo, com uma determinação, vim com ordem Suprema, cumprir uma missão"Trecho de Salmo da Madrinha Chica

sábado, 28 de maio de 2011

Rituais do Santo Daime: uma viagem que não é para todos

Utilizado há séculos pelos índios e transformado em religião pelos desbravadores da região amazônica, o chá de ayahuasca, mais conhecido como chá do Santo Daime, voltou à tona após o assassinato do cartunista Glauco, dirigente de um grupo ligado à doutrina, e de seu filho. O universitário Carlos Eduardo Sundfeld Nunes, que confessou o crime, estaria numa espécie de surto psicótico, causado pelo uso de drogas. Ele era discípulo da seita e já havia tomado o chá várias vezes.

Não há certeza, ainda, se o chá ajudou a desencadear a fúria do jovem. Mas os próprios adeptos reconhecem que há riscos. No Daime, uma máxima diz que o chá é para todos, mas nem todos são para o chá. "De fato, os riscos do chá são mais psicológicos do que fisiológicos. Há casos de surtos psicóticos, principalmente em quem tem alguma predisposição", relata o especialista na farmacologia da ayahuasca Rafael Guimarães dos Santos, que já sentiu na pele esses efeitos. Ele desenvolve uma tese de doutorado sobre o assunto e deixou a religião, mas continua a defender a liberdade de culto.

O uso do chá é autorizado pela legislação brasileira, em média, a cada 15 dias, desde que exclusivamente dentro dos rituais religiosos. As religiões ayahuasqueiras têm o aval do Conselho Nacional de Políticas sobre Drogas (Conad), que descartou a hipótese de dependência e prejuízos a longo prazo. Leia mais, aqui
Imprimir

Pesquisas testam potencial benefício da ayahuasca contra depressão e dependência

Cristina Almeida,
Especial para UOL Ciência e Saúde
Cepa da alma. Este é o significado etimológico do nome dado à bebida obtida da fervura das plantas Banisteriopsis caapi e Psychotria viridis, a ayahuasca, ou hoasca, também conhecida como chá do Santo Daime. Permitida apenas em cerimônias religiosas, o composto tem sido alvo de pesquisas e pode vir a ser útil para o tratamento da depressão e até da dependência química.
 
O psiquiatra Jaime Hallak, professor da Faculdade de Medicina da USP (Universidade de São Paulo) - Ribeirão Preto afirma que, apesar desse grande potencial, o que existe de concreto no momento são estudos preliminares que evidenciam alguns benefícios à saúde. “Os modelos experimentais com animais e os relatos esporádicos com humanos sugerem indicações como antidepressivo e ansiolítico". mais...

quinta-feira, 26 de maio de 2011

Boletim Cultural RB nº 05, de 26.05.2011

O Boletim Virtual " Cultura RB" chega a sua quinta edição. Neste Boletim vocês vão encontrar os números do Edital 2011 da Lei de Incentivo à Cultura, informações sobre o seminário que está acontecendo para inclusão da Ayahuasca no Inventário Nacional de Referências Culturais. E com orgulho todo o especial informamos, o SMEL será apresentado para os prefeitos dos 22 municípios do Acre.
  
Aproveitem e aguardem a próxima semana do nosso Boletim Virtual "Cultura RB". 
Para enviar sugestões e/ou dúvidas, basta entrar em contato conosco por este email, ou pelo telefone 3224-7941.
Setor de Comunicação da Fundação Municipal de Cultura Garibaldi Brasil

Helder Cavalcante Jr - (68)9975-3634
Emanuelly Falqueto - (68)9202-2275
Telefone: 3224-7941

E-mail:
fgb.comunicacao@gmail.com
http://culturarb.blogspot.com
http://twitter.com/fgbculturarb

quinta-feira, 19 de maio de 2011

Boletim Cultura RB nº 04, de 19.05.2011

Fundação Garibaldi Brasil Fundação Municipal de Cultura Garibaldi Brasil -[fgb.comunicacao@gmail.com]
Clique na imagem para ampliar

Entendendo o Cooperativismo

Cooperativismo é uma doutrina do cooperar voluntário e organizado entre pessoas,  
fudamentado em  princípios e valores éticos e sociais, para a realização de um empreendimento, econômico e social coletivo e autogestionário, de proveito e benefícios comuns".
(Prof. Ildegardo Rosa Santos)
 
"Minha família aprendeu com o cooperativismo que 'quando a gente fica junto
a gente fica forte', e podemos transformar problemas em oportunidades."
(Salete Mazzarão Guietti, esposa do cooperado Carlos Alberto Guietti
Cocamar - Unidade de Jussara)
Apesar do tema não ter sido objeto de discussão no âmbito da Câmara Temática, mas por tratar-se de assunto de interesse das pessoas dos diversos Centros que a congrega, divulgamos aqui a reunião ocorrida na manhã deste sábado, 14.05.2011, na igreja do Centro Espírita e Culto de Oração, Casa de Jesus - Fonte de Luz (Barquinha do Francisco Hipólito), um encontro/palestra sobre Cooperativismo proferida por representante do Sisccop - Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo no Estado do Acre.
  
Ainda que o conteúdo da reunião não tenha se dado com a abordagem no foco desejado, devido a impedimento do palestrante titular, serviu para um melhor entendimento desta forma de organização e contou com a presença de aproximadamente 60 pessoas dos Centros do Alto Santo e Barquinhas do Francisco Hipólito, Madrinha Chica e Antonio Geraldo, além do senhor Manoel Pacífico, representando a Secretaria de Estado de Pequenos Negócios e Secretário Geral do Instituto Ecumênico Fé e Política.
  
A propósito, leiam um artigo sobre o Instituto, divulgado no Blog Verbo de Ligação, editado pela Onides Bonaccorsi Queiroz, com o título Onde cabem todos.
Algumas imágens do encontro.
 
 
Em breve, outras informações sobre o assunto.

domingo, 15 de maio de 2011

Entrevista sobre Ayahuasca

O Dr. Paulo Cremonesi e Marcelo Stefanoni receberam nesta quarta-feira na ALLTV o Dr. Otavio Rossi para debater sobre o uso da Ayahuasca, também chamado de Chá do Santo Daime. Conheça mais sobre esses rituais de uso dessa bebida que muitos consideram sagrada e outros acreditam ser mais um tipo de substancia entorpecente. Entenda melhor o seu uso. Veja.

Blog da Câmara Temática

A Câmara Temática de Culturas Ayahuasqueiras do Conselho Municipal de Políticas Culturais de Rio Branco criou um Blog, objetivando melhorar a comunicação entre as comunidades e conselheiros.

quinta-feira, 12 de maio de 2011

Boletim Cultura RB nº 03 - 12/05/2011

Fundação Garibaldi Brasil Fundação Municipal de Cultura Garibaldi Brasil -[fgb.comunicacao@gmail.com]

Clique na imagem para ampliar

Palestra sobre Cooperativismo

Atenção: No próximo sábado, dia 14 de maio, haverá uma palestra sobre Cooperativismo no Centro do Francisco Hipólito, a partir das 09 horas. Estão todos convidados.

quinta-feira, 5 de maio de 2011

Igreja Santo Daime do Sul do Estado terá que indenizar dono de vaca que morreu após abortar

Justiça - 04/05/2011 - 18h17min

A 3ª Câmara de Direito Civil confirmou sentença da comarca de Braço do Norte e determinou que a Igreja do Céu do Cruzeiro Iluminado (Santo Daime) indenize Ivandro Rodrigues Souza em R$ 2,8 mil, corrigidos a partir de maio de 2004. Dono de um terreno rural no Bairro Bonito, em Braço do Norte, ele é vizinho da Igreja e ingressou com ação em julho de 2005, após a morte de uma vaca de sua propriedade.

Ivandro afirmou que a Igreja faz rituais com muito barulho, gritaria, música alta e fogos de artifício, causando perturbação ao sossego de sua família e dos animais da propriedade. No dia 1º de julho de 2005, os fiéis usaram em ritual fogos de artifício, na direção de sua casa e do curral. Com o barulho, uma vaca prenha assustou-se, quebrou a porteira e, dois dias depois, abortou e morreu, mesmo depois de tratamento. Os laudos veterinários comprovaram estresse decorrente de susto, sem constatar qualquer doença infectocontagiosa. Continue lendo, clique aqui

terça-feira, 3 de maio de 2011

UDV lança novo livro - Hoasca: Ciência, Sociedade e Meio Ambiente

Caros amigos,
É com satisfação que anuncio a publicação do livro Hoasca: Ciência, Sociedade e Meio- Ambiente, organizado por Joaze Bernadino-Costa, e publicado pela Editora Mercado de Letras, de Campinas (a mesma editora que publicou boa parte dos meus livros).

A coletânea reúne o conjunto de apresentações realizadas no II Congresso Internacional da Hoasca, realizado pelo Centro Espírita Beneficente União do Vegetal – UDV – em Brasília, em maio de 2008. Foi organizada por Bernadino-Costa, professor de sociologia da UNB e membro da UDV e é parte das atividades de comemoração dos 50 anos da instituição.

Trata-se de uma obra de fôlego que passa a ser referência obrigatória na área. Quem ama livros, e este assunto – como eu – pode ficar feliz!

Um livro fascinante, que explicita as múltiplas dimensões da UDV, suas articulações pela legalização da ayahuasca no Brasil, inserções políticas, alianças (e distanciamentos) com os demais grupos ayahuasqueiros, extensões nacionais e internacionais.

O livro contém uma tradução para o português de 4 artigos publicados em 2005 no Journal of Psychoactive Drugs contendo os resultados de uma pesquisa interdisciplinar sobre os efeitos do consumo da ayahuasca entre adolescentes da UDV. Além dos artigos já conhecidos publicados originalmente em inglês, há a inclusão de dois inéditos sobre esta pesquisa.

A parte que talvez traga mais novidades diz respeito aos conhecimentos em torno do cultivo e preparo das espécies vegetais que compõe a ayahuasca. Nela, revela-se um profícuo diálogo entre saberes caboclos e científicos. Somos introduzidos ao projeto de criação de um banco de germoplasma e a importantes reflexões sobre a conservação e sustentabilidade destas plantas. Uma reflexão em primeira mão, baseada em experiência empírica, sobre os impasses e dilemas presente na expansão do consumo da ayahuasca pelo Brasil e pelo mundo.

O livro combina uma visão religiosa com uma abordagem acadêmica. Ele revela parte do ethos da UDV, podendo, neste sentido, ser lido também como uma fonte de dados para pesquisadores interessados em conhecer esse grupo. Esse parece navegar entre saberes populares e xamânicos originados na floresta e uma busca por legitimação social e inserção no status quo.

Para comprar o livro: livros@mercado-de-letras.com.br

Abraços hoasqueiros,

Bia Labate
Beatriz Caiuby Labate, Ph.D.
Núcleo de Estudos Interdisciplinares sobre Psicoativos – NEIP http://bialabate.net/  http://www.neip.info/